Nessa publicação você confere:
Como cadastrar o primeiro colaborador
Primeira etapa: Dados gerais
Passo 1: acesse o sistema na versão web (computador).
Passo 2: no menu “Página inicial” localize a tarefa “Comece por aqui :)” e clique em “Iniciar a configuração”.
Passo 3: informe o nome completo, se tem vínculo CLT, data de admissão, cpf e PIS.
Passo 4: clique em “Próximo”. O botão só fica ativo (verde) após preencher os dados ou sinalizar que os dados serão informados depois.
Segunda etapa: Cargo
Passo 1: no campo “Qual é o cargo de (nome do seu colaborador)”, digite o cargo. Após digitar algumas letras o sistema te sugere o nome do cargo que está buscando. Selecione o que se adequa ao colaborador.
Passo 2: clique no botão “Próximo”. O botão só fica ativo (verde) depois que um cargo for selecionado.
Terceira etapa: Equipe
Passo 1: indique se quer ou não atribuir esse colaborador a uma equipe.
Passo 2 (se não associar a uma equipe): clique em “Próximo” e continue o tutorial na quarta etapa.
Passo 2 (se associar uma equipe): informe o nome da equipe. Após digitar algumas letras, o sistema te sugere o nome da equipe que está buscando. É possível criar uma equipe com nome personalizado (que não está listado), é só selecionar o botão “+ Cadastrar nova equipe”.
Passo 3: informe o nome da equipe. Após digitar algumas letras, o sistema te sugere o nome da equipe que está buscando. É possível criar uma equipe com nome personalizado (que não está listado), é só selecionar o botão “+ Cadastrar nova equipe”.
Passo 4: clique no botão “Próximo”. O botão só fica ativo (verde) após configurar a equipe do colaborador.
Quarta etapa: Turno
Passo 1: se esse colaborador usa 40 ou 44 horas semanais, selecione a opção adequada para ele. Se o padrão de trabalho é diferente, selecione a opção “Outros”.
Passo 2 (se Outros): o sistema te informa que o cadastro de colaboradores será interrompido para a criação do turno (horário de trabalho) e depois você deve reiniciar o processo. Para aprender a fazer o cadastro de turnos, confira o artigo sobre configuração de turnos.
Passo 2 (se 40 ou 44 horas):
Indique o horário que o colaborador deve iniciar o trabalho.
Informa a quantidade de horas diárias de trabalho em horas e minutos. Exemplo: 08:00 e 07:20.
Sinalize o horário do intervalo principal do colaborador.
Sinalize o total de tempo que o colaborador tem de intervalo.
Se essa opção estiver habilitada, o colaborador pode entrar e sair em horários diferentes do padrão estabelecido, desde que cumpram a quantidade de horas de trabalho diário. Horas extras e faltantes são geradas apenas se ao fim do dia o total de horas trabalhadas excederem ou faltarem em relação ao definido.
Se tiverem dias que a jornada é menor que o informado nos campos anteriores, indique nesse campo.
Se existem dias de folga na semana, indique nesse campo.
Passo 3: clique no botão “Confirmar”. O botão só fica ativo (verde) depois de configurar o horário de trabalho do colaborador.
Quinta etapa: Confirmação
Passo 1: verifique se os dados de horário de trabalho estão corretos.
Passo 2: ao lado esquerdo, preencha o campo “data para começar a bater o ponto” e o “endereço de e-mail (opcional)”. O e-mail é opcional, mas é importante preencher esse dado para enviar as informações de login para o colaborador.
Passo 3: o login sugerido pode ser alterado conforme a sua necessidade e a senha é padrão, o sistema obriga o colaborador a alterar essa informação em seu primeiro login.
Passo 4: clique no botão “Confirmar”. O botão só fica ativo (verde) depois de preencher os campos.
Cadastro feito com sucesso!
Ao finalizar a quinta etapa o sistema te informa que o cadastro foi finalizado e que você pode visualizar ou editar as configurações na sua tela inicial.
Cadastro dos demais colaboradores
Passo 1: acesse o sistema.
Passo 2: no menu “Página inicial” localize a tarefa “Cadastrar demais colaboradores” e clique em “Cadastrar novos colaboradores”.
Passo 3: após cadastrar o primeiro colaborador, você pode replicar as configurações do cadastro dele para esse novo usuário. É só selecionar o cadastro que será utilizado como modelo na listagem.
Se não quiser seguir o mesmo modelo, clique no botão “Seguir sem modelo” no canto inferior direito.
Passo 4 (sem seguir modelo): as etapas são as mesmas do cadastro do primeiro colaborador.
Passo 4 (seguindo modelo de cadastro): responda quais dados você quer copiar: cargo, equipe ou todos. Para seguir com o cadastro com base em um modelo, pelo menos uma das informações deve ser selecionada.
Passo 5: nessa etapa você informa os dados do colaborador que será cadastrado, é possível incluir vários colaboradores de uma vez, desde que eles estejam no mesmo cargo, equipe e turno. Preencha as informações e clique no botão “Próximo”. O botão só fica ativo (verde) após preencher o nome e informar se o colaborador é ou não CLT.
Passo 6: a partir dessa etapa, os passos são os mesmos descritos na criação do cadastro do primeiro colaborador.
Como completar o cadastro de colaboradores
Passo 1: acesse o sistema.
Passo 2: no menu “Página inicial” localize a tarefa “Informar data de admissão” ou “Informar PIS e/ou CPF” e clique em “Informar data de admissão” ou “Abrir o menu de confirmação”.
Como compartilhar os dados de primeiro acesso com os colaboradores
Passo 1: acesse o sistema.
Passo 2: no menu “Página inicial” na seção “Usuários”, ao lado direito dos cadastros dos colaboradores que ainda não acessaram o sistema clique no botão “Compartilhar convite”.
Passo 3: você pode inserir um e-mail para enviar os dados de login (login, senha e página para login) ou clicar em “Copiar” para enviar esses dados pelo WhatsApp dos colaboradores, por exemplo.
Configuração de banco de horas e horas extras
Passo 1: acesse o sistema na versão web (computador).
Passo 2: no menu “Página inicial” localize a tarefa “Banco de horas e horas extras” e clique em “Ir para o menu de configuração”.
Passo 3: você será direcionado para o menu Configuração de controle de ponto. Nesse artigo você confere como parametrizar as horas extras ou banco de horas.
Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelos canais de suporte pelo chat e e-mail, em meajuda@pontomais.com.br de segunda a sexta, das 09h às 18h.