Nessa publicação você confere:
O que é a exportação para folha de pagamento?
É uma funcionalidade do Sistema Pontomais para enviar as informações usadas como base para pagamento dos colaboradores (horas normais trabalhadas, horas extras, faltas, etc) para o programa que a sua empresa usa para gerar a folha de pagamento. Com isso, os dados do fechamento são enviados no formato (layout) utilizado pelo seu sistema de folha.
Como fazer a exportação para folha de pagamento?
Antes de começar, faça o fechamento de ponto. É ele que gera os arquivos fiscais, entre eles o espelho ponto, o qual é a base de cálculo para os salários dos colaboradores. Para ver um passo a passo sobre o fechamento de ponto, confira a publicação sobre o tema.
Com o fechamento concluído, é hora de seguir os passos abaixo para exportar os dados para o seu sistema de folha de pagamento:
Passo 1: no menu vertical à esquerda do sistema, selecione “Configurações”, depois selecione a opção “Exportação de folha de pagamento” no canto inferior direito.
Passo 2: no canto superior direito, clique em “+ Criar novo layout”.
Passo 3: o primeiro campo é “Softwares”, escolha o sistema de folha de pagamento utilizado pela sua empresa.
Passo 4: preencha o campo “Definição”, é o nome que identifica a configuração e facilita encontrar a regra nos próximos meses. Exemplo: Matriz Curitiba, Filial SP, Equipes operacionais, etc.
Passo 5: inclua a data de início e fim, esse período deve ser o mesmo do fechamento realizado na anterior a exportação.
Passo 6: se o programa de exportação para folha de pagamento que a sua empresa usa possui opções de formato de hora centesimal e sexagesimal, confira qual está parametrizado e mantenha o mesmo padrão no Sistema Pontomais. Nem todos os programas permitem editar essa opção.
Passo 7: sua empresa tem a opção de filtrar essa exportação por Unidade de negócio, equipe, turno e fechamento. Se nenhum filtro for aplicado, o sistema puxa os dados dos fechamentos no período configurado no Passo 7.
Passo 8: o campo “Desconsiderar faltas, horas extras e horas faltantes ignoradas do banco de horas” é opcional e fica a critério da empresa usar ou não.
Passo 9: “+ Adicionar evento” inclui campos e eventos que sinalizam o que será remunerado e descontado no pagamento. Por exemplo: Total de horas trabalhadas, Desconto DSR, Quantidade de dias em afastamento/férias, etc.
Se tiver dúvida sobre qual evento precisa, confira a descrição de todos os eventos disponíveis no Sistema Pontomais e suas respectivas ações na exportação.
Passo 10: clique em “Salvar”.
Importante: as etapas acima são comuns a todos os usuários. Alguns programas de folha de pagamento podem solicitar campos específicos que serão exibidos para preencher após o Passo 5.
Softwares disponíveis para exportação pela Pontomais.
A lista dos softwares exportados pode ser conferida no Sistema Pontomais. Essa relação de sistemas está em constante atualização e essa é a visão mais assertiva.
Para encontrar esse campo é só seguir os Passos de 1 a 3.
O que fazer se o software que a sua empresa usa não está na lista.
Se o software que sua empresa usa não está entre as opções disponíveis no Sistema Pontomais, é só enviar um layout em PDF com as especificações do seu sistema de folha de pagamento para meajuda@pontomais.com.br ou pelo nosso chat de atendimento online.
Esse arquivo é fornecido pelo seu sistema de folha, para ter acesso a ele, entre em contato com a empresa. Após o envio do arquivo, nossos especialistas validam se que o arquivo está correto e no padrão necessário, se estiver tudo certo, o prazo para inclusão é de 60 dias úteis.
O que são os campos e eventos?
Os eventos da folha, ou seja, os códigos (rubricas) que aparecem no holerite. Cada código desse é definido pelo próprio sistema de folha que utiliza.
Após a definição desses eventos é preciso ligar cada um deles a um campo, esse campo é o significado de cada evento. Exemplo: o evento de nº 0001 que representa um campo de “total de horas extras 1”.
Para um melhor entendimento sobre os campos disponíveis e suas informações, temos um manual completo sobre essas definições. Para acessá-lo clique aqui.
Por isso é importante cadastrar todos eles, pois, esse cadastro de eventos e campos será feito apenas uma vez e todo mês já ficará pronto, apenas vai preencher a descrição, o período, e salvar.
Então esse código do evento precisa preencher, não existe um padrão cada empresa/cliente usa numerais diferentes que significam um campo na folha de pagamento.
Em caso de dúvidas consulte na sua contabilidade.
Como validar o arquivo txt?
Ao concluir as etapas da exportação para folha de pagamento, você pode validar os dados gerados pelo Sistema Pontomais. É só clicar no botão “Visualizar” e conferir os dados de forma mais visual, já que o arquivo de texto traz exclusivamente os códigos no layout que seu sistema de folha de pagamento usa.
Se estiver tudo certo é só seguir com o download do arquivo!
Confira também o tutorial de exportação para folha de pagamento em vídeo:
Em caso de dúvidas, estamos à disposição pelos canais de suporte via chat e e-mail, em meajuda@pontomais.com.br de segunda a sexta, das 09h às 18h.