A configuração de “Etiqueta de ponto” permite que a sua empresa identifique em qual projeto, atividade, ou outra nomenclatura utilizada, o colaborador está atuando no momento do registro de ponto.
Importante: esse processo apenas identifica o registro para a gestão dos pontos, não se caracteriza como apontamento de horas.
- Exemplo 1: sua empresa possui colaboradores com trabalho híbrido (remoto e presencial) e quer saber se o colaborador estava no escritório ou em home office ao registrar o ponto.
- Exemplo 2: sua empresa trabalha com vários pontos de atendimento diferentes (ou obras, em caso de construção civil) e quer saber em qual deles o colaborador estava ao registrar o ponto.
Como cadastrar uma etiqueta de ponto?
Passo 1: no menu vertical ao lado esquerdo, selecione a opção “Configurações” e na área de “Controle de Ponto”, clique em “Etiqueta de ponto”.
Usuários com perfil de administradores terão acesso a essa opção automaticamente. Os demais perfis de usuário precisam dessa opção liberada no menu “Segurança”, na aba “Permissões”;
Passo 2: para cadastrar uma nova regra de etiquetas, clique em “Novo agrupador de etiquetas”;
- É possível aplicar a configuração para uma equipe ou mais, com opção de selecionar todas de uma única vez pelo botão “todas as equipes”;
- Depois, basta cadastrar o nome das etiquetas que devem aparecer como opção para os colaboradores. Caso queira preencher mais do que o disponível, é só clicar em “adicionar mais”;
- Agora é só salvar!
Observação: excluir ou inativar etiquetas não exclui informações que foram adicionadas no momento do registro!
Após salvar, o sistema retornará para a tela anterior, com exibição da lista atualizada de equipes com etiquetas de ponto cadastradas.
Nessa tela é possível editar, ver e inativar uma regra.
Ver mais: exibe uma janela ao lado direito com o nome das etiquetas cadastradas. É possível editar ou voltar à tela anterior.
Editar: tanto na visualização anterior quanto nesta opção, o editar permite incluir ou excluir novas etiquetas.
Não esqueça de salvar para que as regras sejam atualizadas!
Como é a etiqueta de ponto na rotina do colaborador
Após registrar o ponto, o colaborador pode selecionar a etiqueta de ponto de acordo com a regra aplicada para sua equipe.
Informações importantes:
- A etiqueta de ponto só está disponível para ser selecionada em registros de ponto pelo aplicativo, ou seja, a seleção não está disponível via web;
- O colaborador precisa necessariamente estar em uma equipe com etiquetas de pontos cadastradas conforme as orientações desta publicação;
- Só será possível selecionar uma etiqueta quando o registro de ponto for online, ou seja, a funcionalidade não está disponível offline;
- O colaborador não é obrigado a selecionar uma etiqueta, é possível clicar em “Fechar, não quero responder” e o ponto é registrado independentemente de preencher esse dado ou não.
Relatório para gestão das etiquetas
Para mensurar o uso das etiquetas de ponto é só utilizar o relatório de “Registro de ponto” e incluir a coluna “Etiqueta de ponto”, conforme as imagens:
Se ainda restar dúvidas, nossos especialistas estão disponíveis nos canais de suporte via chat e e-mail: meajuda@pontomais.com.br.