Com a entrada em vigor da Portaria 671, a chave para os arquivos fiscais, que anteriormente era o PIS, passa a ser o CPF. Desse modo, incluímos rotinas no Sistema Pontomais para facilitar essa transição e em breve, será obrigatório incluir o CPF no cadastro do colaborador.
Esse artigo abrange os seguintes tópicos:
- Como o colaborador inclui o CPF em seu cadastro pela web
- Como o colaborador inclui o CPF em seu cadastro pelo app
- Como preencher o CPF no cadastro de vários colaboradores de uma vez
Como colaboradores podem incluir o CPF em seu próprio cadastro?
Importante: essa possibilidade está disponível apenas para colaboradores com o campo CPF em branco.
Como alterar o CPF na versão web
Passo 1: no canto superior direito, selecione a opção “Meus dados”:
Passo 2: em seguida selecione a opção “informar CPF”:
Passo 3: em seguida informe o seu CPF:
Passo 4: confirme se o CPF está correto:
Passo 5: se estiver tudo certo é só confirmar:
Pronto!
Como alterar o CPF na versão app (aplicativo)
Passo 1: clique em “expandir” ao lado da sua foto de usuário e em seguida, selecione a opção “Perfil”;
Passo 2: em seguida selecione a opção “informar CPF”:
Passo 3: em seguida informe o seu CPF:
Passo 4: confirme se o CPF está correto e se estiver tudo certo, é só confirmar:
Pronto!
Como preencher o CPF no cadastro de vários colaboradores de uma vez
Se existem muitos cadastros sem CPF na conta, a empresa pode fazer a solicitação de inclusão em massa.
Passo 1: em uma planilha, inclua uma coluna para cada item:
- Número do PIS
- Nome
- CPF
Passo 2: preencha com os dados dos colaboradores que precisam do cpf em seus cadastros;
Passo 3: salve o arquivo em CSV e entre em contato com o nosso suporte pelo chat ou e-mail, no endereço meajuda@pontomais.com.br.
Importante: valide se os dados dos colaboradores foram preenchidos corretamente, já que a importação acontecerá automaticamente.
- O CPF deve ser válido (o campo não pode incluir letras ou caracteres especiais);
- Não pode haver duplicidade de CPF na Unidade de negócio;
- O colaborador deve estar cadastrado no Sistema Pontomais com o PIS devidamente preenchido.
Nossos especialistas vão entrar em contato para informar que o processo estiver concluído! 😉
Em caso de dúvidas, é só entrar em contato pelos canais mencionados acima 💚