Nessa publicação você confere:
- O que são as horas extras?
- O que é a justificativa de horas extras no Sistema Pontomais?
- Como habilitar a justificativa de horas extras?
- Como o colaborador justifica as horas extras?
- Como visualizar as justificativas dos colaboradores?
O que são as horas extras?
Nesse contexto, as horas extras são horas excedentes a jornada de trabalho, ou seja, todas as horas que o colaborador trabalhou além do previsto no dia, independente se essas horas vão para horas extras (pagas em folha de pagamento) ou acumuladas no saldo de banco de horas.
O que é a justificativa de horas extras no Sistema Pontomais?
É uma funcionalidade para gestões de jornada mais efetivas e descomplicadas. Com ela, é possível conferir as horas excedentes praticadas pelo colaborador e entender o motivo, criando estratégias e escalas que favoreçam o desempenho da sua empresa e dos seus colaboradores.
Importante: a justificativa não é obrigatória e as horas excedentes serão contabilizadas independentemente se o colaborador justificou ou não. Essa é uma ferramenta para gestão de jornada, por lei as horas trabalhadas além da jornada, devem ser remuneradas/compensadas.
Como habilitar a justificativa de horas extras?
Para que os colaboradores justifiquem as horas excedentes praticadas, é preciso habilitar essa funcionalidade.
Passo 1: acesse Configurações no menu vertical à esquerda.
Seta indicando a opção “Configurações”.
Passo 2: no canto superior direito selecione a opção Configuração de controle de ponto.
Seta indicando a opção “Configuração de controle de ponto”.
Passo 3: edite uma configuração existente ou crie uma em “+ Nova configuração de controle de ponto”.
Passo 4: acesse a aba “Horas extras” e selecione a opção “Solicitar que os colaboradores justifiquem o motivo de ter feito horas extras em um dia”.
Opção “Solicitar que os colaboradores justifiquem o motivo de ter feito horas extras em um dia”.
Como o colaborador justifica as horas extras?
Você pode encaminhar a publicação “Como aplicar uma justificativa nas minhas horas extras?” para os seus colaboradores realizarem o passo a passo.
Como visualizar as justificativas dos colaboradores?
Passo 1: busque pelo colaborador no ícone de lupa no cabeçalho do sistema.
Ícone de lupa no cabeçalho do Sistema Pontomais e pequisa de colaborador.
Passo 2: selecione a opção de horas extras. Serão exibidas as informações de horas excedentes praticadas, independente se já foram justificadas ou ainda estão pendentes de justificativa. Além disso, como gestor é possível remover ou editar a justificativa aplicada pelo colaborador.
- Para justificar horas extras que estão com justificava pendente: ícone “Justificar”.
- Para remover: clique no ícone vermelho com uma lixeira.
- Para editar: clique no ícone do quadro com lápis.
Campo de horas extras no perfil do colaborador com horas excedentes com justificativa pendente e o ícone para que o próprio gestor possa justificar e horas já justificadas, com ícone de edição e exclusão ao lado direito.
Em caso de dúvidas, estamos à disposição pelos canais de suporte via chat e e-mail, em meajuda@pontomais.com.br de segunda a sexta, das 09h às 18h.