Através no sistema, você pode solicitar ao seu gestor, que abone sua ausência/falta, mesmo que estas sejam por algumas horas ou o dia todo.
Você mesmo como colaborador poderá solicitar este abono, de forma que esta solicitação ficará disponível no sistema e seu gestor poderá analisar e aprovar ou reprovar.
Você pode solicitar abono via aplicativo ou via site/web.
Abono – Quando utilizar?
Toda ausência na empresa é considerada no sistema como falta, por considerar que não esteve na empresa por algumas horas ou dia. Para ausência/faltas que não serão descontadas de seu banco de horas ou do seu dia, você pode enviar ao gestor uma solicitação de “Abono” desta Falta.Tipos de abonos
Existem 4 tipos de Abonos, sendo: Abono pelo dia todo: quando esteve ausente/faltou o dia todo. Para utilizar este tipo, não poderá ter registros de ponto no dia da falta/ausência. Abono por período: geralmente utilizado quando está ausente por um período do dia. Exemplo: foi ao médico para consulta entre 10:00 e 12:00 horas e nestas horas não poderia ter registrado ponto. Abono por tempo faltante: O sistema faz o cálculo automático das horas faltantes ou minutos faltantes que tiveram no dia, caso necessário tem a possibilidade de alterar e colocar o tempo faltante que desejar. Abono por intervalo de dias: permite que você solicite um abono, de uma única vez, sobre um período de até 15 dias. Solicitações superiores a este limite de dias devem ser consideradas e lançadas pelo RH da empresa.Atestados
Na hora de solicitar o abono, se escolher solicitar abono por atestado, o sistema permite informar os seguintes dados: – Nome do médico (obrigatório), local de atendimento (Ex: UPA, Posto, Clínica), CRM, CID, observação (obrigatório).Solicitação via aplicativo
Dentro do aplicativo na guia “Meu ponto” serão sinalizados com o alerta em vermelho (onde significa que não existem registros) os dias com falta para abonar horas ou período. Após selecionar o dia que desejar visualizar, basta clicar sobre a opção “Abono”, conforme imagens abaixo: – Aparecerá a tela abaixo; – Definirá se o abono é somente para o dia selecionado ou também de um período retroativo (abono por período); – Se o abono valerá para o dia todo ou somente um período do dia; – Deverá determinar qual motivo de abono vai utilizar (tipos explicados no início do artigo); – Se o abono for por atestado, mostraremos estes campos para que possa preencher: – Inserir o motivo desta solicitação de Abono; – Você pode anexar documentos a esta solicitação se desejar ou a empresa exigir; Para finalizar, clique no notão “Enviar” ao final da tela e sua solicitação será enviada ao gestor. Um ponto importante é que não é possível solicitar mais de um Abono para o mesmo dia ou mesmo período.Solicitação via site/web
Para pedidos de abonos de um dia todo, um período e tempo faltante você deve seguir os seguintes passos:- Clique ao lado esquerdo da tela no menu “Meu ponto”:
- Será mostrada a tela abaixo, clique neste ícone, para criar a solicitação:
- Selecione “Abono”:
- Preencha as informações relacionadas ao abono como:
- Para finalizar, envie a solicitação ao seu gestor, clique em “Salvar”.
- Número máximo de 15 dias
- Não pode haver fechamento ou pré/fechamento no período solicitado
- Não pode haver registro de ponto no período solicitado
- Permitir solicitação de abono no intervalo de 15 dias mesmo que seu término seja em data futura.
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