Para empresas que utilizam o recurso “Banco de Horas (BH)”, o sistema permite que habilite e utilize esta regra de negócio. O Banco de Horas tem a característica de ser acumulativo e compensatório, dessa forma, irá acumular e compensar até que o gestor faça a quitação das horas.
Siga os passos abaixo com dicas e instruções de como Configurar e ao fim do artigo, explicamos o significado de cada campo da tela de configuração.
Configurar Banco de Horas
Acesse o menu Configurações > Configurações de Controle de Ponto
No turno a ser configurado, clique no ícone de um lápis para editar
Aba banco de horas > Configurar as informações de acordo com o que é exigido na convenção coletiva de sua empresa. Exemplo:
Depois basta rolar até final da página e clicar em
Significado dos Campos
1 - Habilitar Banco = Marcar este campo para ser válida a utilização de Banco de Horas;
2 - Ignorar faltas no calculo do banco de horas = Descontar como horas faltantes e não do saldo de banco;
3 - Considerar tolerância de registro de ponto no cálculo do banco de horas = Como o banco já tem a possibilidade de compensação, você pode ou não aplicar a tolerância;
4 - Iniciar a contagem do banco de horas = A partir da data informada nesta opção, o sistema entenderá que desta data para frente, deve começar a considerar horas para banco;
5 - Fator de multiplicação = Os fatores de multiplicação são responsáveis por realizar os cálculos de banco, informar se deve ser considerado o fator 1 e também o fator 2 e qual será o percentual para cada um dos fatores;
Fatores = Você pode ou não utilizar o Fator 2 de banco, mas fica o alerta, de que se optar em “não utilizar”, todas as horas que ultrapassarem o limite do fator de multiplicação 1 serão lançadas diretamente como Horas Extras(HE).
6 - Tempo de Vigência do banco de horas = Apenas para alerta de vencimento do banco, pode ser de até 18 meses;
7 - Limite de horas = você estabelece o limite, o que passar desse limite se transforma em Horas Extras(HE) para pagamento mensal.
8 - Usar fatores acumulativos de banco = permite definir se o banco será acumulativo e compensatório.
Fatores de Multiplicação
Exemplos de como é possível cadastrar os principais fatores de multiplicação:
0%: cadastrar com o número “1”. Exemplo: fez 1 (uma) hora extra, então, entra 1 (uma) hora extra para o banco, sem multiplicação.
50%: cadastrar com o número “1,5”. Exemplo: fez 1 (uma) hora extra, então, entra 1 (uma) hora e 30 minutos para o banco, com multiplicação.
100%: cadastrar com o número “2”. Exemplo: fez 1 (uma) hora extra, então, entram 2 (duas) horas para o banco, com multiplicação.
Exemplo de cálculo:
Se você cadastrar o Fator 1 como 1,5 (50%), significa que todas as horas extras realizadas pelos colaboradores que entrarem para o primeiro fator, serão multiplicadas por 1,5.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.