Através no sistema, você pode solicitar ao seu gestor, que abone sua Ausência/Falta, mesmo que estas sejam por algumas horas ou o dia todo.
O próprio colaborador deve solicitar este abono, de forma que esta solicitação ficará disponível no sistema e seu gestor pode analisar e aprovar ou reprovar.
Você pode solicitar Abono via Aplicativo ou via Site/Web!
Como Utilizar
Disponibilizamos a informação através de um vídeo rápido, clique Aqui, ou se preferir, também segue abaixo o passo a passo de uso e maiores informações importantes.
Abono - Quando Utilizar?
Toda ausência na empresa é considerada no sistema como Falta, por considerar que não esteve na empresa por algumas horas ou dia.
Para ausência/faltas que não serão descontadas de seu banco de horas ou do seu dia, você pode enviar ao gestor uma solicitação de “Abono” desta Falta, sendo necessário cadastrar um “abono” a cada dia.
Falta justificada (parcial ou total)
Utilizada em casos onde o colaborador não terá desconto em folha das horas não trabalhadas, estes tipos, precisam ser validados com seu Gestor/RH. Exemplos:
- Atestado médico, licenças, luto, casamento, entre outros, ou casos acordados com a própria empresa.
Tipos de Abonos
Existem 3 tipos de Abonos, sendo:
Abono pelo dia todo: quando esteve ausente/faltou o dia todo. Para utilizar este tipo, não poderá ter registros de ponto no dia da falta/ausência.
Abono por período: geralmente utilizado quando estará ausente por um período do dia. Exemplo: foi ao médico para consulta entre 10:00 e 12:00 horas e nestas horas não poderia ter registrado ponto.
Abono por tempo faltante: O sistema faz o cálculo automático das horas faltantes ou minutos faltantes que tiveram no dia, caso necessário tem a possibilidade de alterar e colocar o tempo faltante que desejar.
Atestados
Na hora de solicitar o abono, se escolher solicitar abono por atestado, o sistema permite informar os seguintes dados:
- Nome do médico (obrigatório), Local de atendimento (Ex: UPA, Posto, Clínica), CRM, CID, Observação (obrigatório).
Abono via Aplicativo
Dentro do APP na guia “meu ponto” Clique no dia com o alerta em vermelho (onde significa que não existem registros), ou no dia com alerta em amarelo para abonar horas ou período.
- Após sobre a opção “Abono”, conforme Imagens abaixo:
→
- Aparecerá a tela abaixo, onde deve determinar qual tipo de Abono vai utilizar (tipos explicados no início do artigo);
- Inserir o motivo desta solicitação de Abono;
- Você pode anexar documentos a esta solicitação se desejar ou a empresa exigir;
Visualize passos na imagem:
Se o Abono for por Atestado, mostraremos estes campos para que possa preencher:
Após, para finalizar, clique neste campo ,sua solicitação será enviada ao gestor.
Não é possível solicitar mais de um Abono para o mesmo dia ou mesmo período.
Abono via Site/Web
Se acessou o sistema via Site, para Abono clique no menu “meu ponto”:
Será mostrada a tela abaixo, clique neste ícone , para criar a solicitação:
Selecione “ajuste de ponto”:
Preencha as informações relacionadas ao abono como:
- Motivo, Atestado (sim/não), descreva os detalhes para seu gestor, período e incluir anexo se desejar.
Se o Abono for por Atestado, mostraremos estes campos para que possa preencher:
Para finalizar, envie a solicitação ao seu gestor, clique em .
Através no sistema, você também pode solicitar ao seu gestor aprove ajustes de registros de ponto, que ajuste por exemplo, esquecimento de registro.
Clique Aqui e conheça como solicitar “Ajuste”.
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