A funcionalidade de Solicitações de Abonos ou de Ajustes de Ponto, foi desenvolvida para que os colaboradores possam solicitar ao gestor as aprovações referentes as ausências ou atrasos na empresa e que esta solicitação seja realizada diretamente pelo sistema.
Como Funciona
Através do menu solicitações ficam registradas todas as solicitações de abono ou ajuste que os colaboradores fizeram, e para que o Gestor possa visualizar, precisa que seu perfil no sistema Pontomais esteja configurado como gestor de sua equipe.
Os Administradores do sistema, também podem ver as solicitações de suas equipes, desde que em seu cadastro, também esteja configurado como "gestor de equipe", e poderá visualizar as solicitações que estiver designado como Gestor.
Configurar Perfil Gestor
Acesse o menu Configurações > Equipes > Sistema trará a relação de todas as equipes cadastradas, selecione a equipe que deseja ser gestor clicando no ícone do lápis para editar:
Digite no campo "Adicionar Gestor" o nome do gestor que deseja inserir > Clique no "+" para Adicionar
Agora é só descer até final da página e clicar em Salvar.
Menu Solicitações
Para acessar, siga este caminho: Menu lateral do sistema > Clique na opção Solicitações
Veja que permite realizar filtro por: Nome, Unidade de negócio, Departamento ou Equipe. Basta procurar pelo colaborador usando a barra de pesquisa como na imagem abaixo e clicar em Buscar:
Para os colaboradores com solicitações pendentes, mostrará o ícone com quantidade de solicitações como imagem a seguir 
Aprovar/Reprovar Ajustes
Por meio da Aba Ajuste de Ponto, serão listadas todas as solicitações de ajuste pendentes, aprovadas ou reprovadas.
Acesse o menu de solicitações no menu lateral da tela > Identifique o colaborador no lado direito e clique no ícone do olho
para abrir a solicitações que estão pendentes.
Clique no ícone de “controles” :
Mostrará como estavam os pontos do dia (no campo situação anterior) e também a nova proposta de ajuste feita pelo colaborador (no campo situação proposta).
Com este comparativo, o gestor consegue avaliar se faz sentido o que o colaborador propôs e se considera como Correto, antes de "Aprovar".
Sistema só permite solicitar o ajuste se tiverem todos os pontos, se faltar ajuste, não permite. Exemplo:
Para aprovar a solicitação de Ajuste, no campo “Ação” utilizar a opção “Ajuste” e Clique em Salvar.
Para reprovar/rejeitar a solicitação de ajuste, no campo "Ação" utilizar a opção "Reprovar", deverá informar o motivo da reprovação e após "Salvar"
Aprovar/Reprovar Abono
Aba abono: Nesta ficam listadas todas as solicitações de abono pendentes, aprovadas ou reprovadas.
Clicando no abono o gestor poderá ver o tipo de abono solicitado, as informações que o colaborador incluiu, e a possibilidade de aprovar ou reprovar.
Acesse o menu de solicitações no menu lateral da tela > Identifique o colaborador no lado direito e clique no ícone do olho
para abrir a solicitações que estão pendentes
Selecione Aba abono > Clique no ícone de “controles” :
Em “Ação” definir como Aprovar ou Reprovar:
Caso o gestor reprove a solicitação sempre precisará colocar o motivo e esse motivo aparecerá para o colaborador.
Prazos
O prazo para aprovações de uma solicitação é de até um ano (1 ano), porém não podem ter fechamentos posteriores a data da solicitação.
Aprovação Indevida
Depois de realizada uma aprovação, precisa remover e recalcular o dia correspondente para que o sistema permita realizar nova solicitação de ajuste para o dia.
Este deve ser usado apenas onde se faça necessário para excluir algum ajuste ou solicitação. Cuidado! Essa ação irá remover para sempre todos os ajustes manuais, históricos de alterações e solicitações, deixando apenas as marcações originais do dia.
Veja como utilizar:
acesse Controle de ponto > Calendário > Selecione o colaborador > Selecione os dias
Clique em Recalcular jornada
Por fim clique em Remover e Recalcular
Solicitação Incorreta:
Caso a solicitação enviada pelo colaborador estiver incorreta, basta acessar o menu de solicitações e reprovar esta solicitação, desta forma, o colaborador pode criar uma nova solicitação neste dia.
Aprovação de Atestado
Se a solicitação de atestado foi criada através da opção de abono, ficará disponível no menu de Solicitações, onde também ficam disponíveis as duas ações Aprovar ou Reprovar.
Acesse o menu de solicitações no menu lateral da tela > Identifique o colaborador no lado direito e depois clique no ícone do olho para abrir a solicitações que estão pendentes > Aba abono > Clique no ícone de “controles” > Em ação Aprovar ou Reprovar.
Exemplo:
Como realizar as solicitações
Temos um artigo para este tópico e vídeos explicativos. Seguem links para acesso:
Solicitação De Abono: Link vídeo https://youtu.be/C2orxe7p70A e Artigo Abono clique Aqui
Solicitação de Ajuste: Link vídeo https://youtu.be/7okala4wUqo e Artigo Ajuste clique Aqui
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