No menu turno é onde devem cadastrar as escalas, os horários de trabalho, às regras de cálculo, entre outros. Aqui todas as regras devem ser definidas e fixadas, pois tem impacto em todo controle de ponto dos colaboradores.
Configurar Turnos
Menu Configurações > Turnos
Clique em "+ Novo turno"
Aba geral:
Definir um código de sua escolha > Nome da jornada > Tipo do turno > Preencher as opções para configurar detalhes de sua jornada.
Ignorar Feriados:
Você só marcará essa opção se na sua empresa ou o colaborador deste turno trabalharem todo feriado como regra, ou seja, você ignora os feriados quando essa data for um dia normal de trabalho.
Intervalo Pré-assinalado:
Com essa função o sistema registra o horário de almoço automaticamente, se o turno for fixo é exatamente no horário configurado na aba “horários”, já se o turno for flexível, será 4 horas após a primeira marcação, lembrando que sempre precisa ser uma marcação par com 1 entrada e 1 saída. (O turno precisa prever apenas 4 registros de pontos).
Caso o colaborador esqueça de registrar um ponto no dia, falte, faça o registro de ponto no intervalo, solicite ajuste, se o colaborador trabalhar no feriado e não tenha jornada em feriados e se tiver mais de dois registros, o sistema não irá pré-assinalar.
Jornada Flexível:
A jornada flexível é calculada pela carga horária diária e não por um determinado horário para entrar e para sair.
Para usar essa função seu colaborador não pode ter uma jornada definida pois, desde que ele cumpra 08 horas de trabalho por exemplo, o sistema irá considerar, pois cumpriu o estabelecido.
Tolerância na jornada Flexível:
A tolerância que já está configurada no sistema pode ou não ser aplicada no cálculo da jornada flexível, se aplicar o sistema entenderá que tem a mesma tolerância (do tempo que definir) para mais ou para menos.
Intervalo Flexível:
Essa função pode te auxiliar caso tenha uma jornada de trabalho fixa mas nem sempre seus colaboradores almoçam no mesmo horário portanto, caso queiram flexibilizar só o horário de almoço pode marcar essa opção, diante disso ele pode cumprir o tempo de almoço no horário que puder fazer.
O que fazer com o tempo faltante de intrajornada?:
Com essa pergunta, queremos entender o que faremos com o tempo faltante do almoço de seu colaborador caso ele não o cumpra todo?
Exemplo:
Ele tem 01h de almoço mas, só fez 45 min, o que faremos com os outros 15 min?
Para essa pergunta temos três opções:
Não usar: O que ele deixar de fazer será automaticamente considerado como hora excedente.
Contabilizar uma hora: Marcando essa opção ele terá que fazer no mínimo 01 hora, se fizer menos que isso, será entendido que não fez nada de almoço (nessa opção pode ou não marcar a opção “lançar como horas extras” para definir que essa 01 hora será considerada hora excedente).
Contabilizar tempo faltante: Essa opção te traz um grande controle sobre o horário da intrajornada. O sistema te mostrará o que ele fez de almoço e o que ele deixou de fazer (nos relatórios consegue ver as horas faltantes de intrajornada), também pode escolher lançar a diferença não cumprida para horas excedentes.
Limitador:
O limitador permite que qualquer turno vire um turno horista, onde podemos incluir horários de limite contratado, diário, semanal, mensal e customizado.
Aba Horários:
Períodos:
Você pode adicionar períodos caso precise controlar pausas do colaborador, essa função é mais usada para que possa inserir mais períodos para registro de ponto.
Exemplo: Pausa para café, lembrando que se inserir mais pausas é preciso que eles registrem os pontos.
Semanas:
Se tiver um turno do tipo semanal, pode incluir mais semanas para controle da jornada de ponto. Essa função é usada quando seus colaboradores tem muitos horários diferenciados no mês e/ou suas folgas não são fixas ao longo das semanas.
Preenchimento automático:
Para agilizar a criação dos horários nos turnos semanais, pode utilizar a função de preenchimento automático, onde define qual será a jornada da semana num único dia e o sistema replica essa informação para os dias seguintes, pode fazer isso com os dias da semana, sábado e domingo.
Virada de turno:
Nessa coluna é importante incluir uma horário que define o fim da jornada.
Exemplo: Se eu incluir o horário “00:00” (meia noite), todo e qualquer registro de ponto que o colaborador fizer após meia noite será lançado para o dia seguinte, pois é considerado o início de uma nova jornada. No sistema, aparecerá uma inconsistência, terá três pontos na mesma linha e esse registro feito após a meia noite irá aparecer na linha seguinte “bagunçando” a jornada, por isso é tão importante organizar o horário da virada do turno.
Limite de Horas extras:
Essa coluna não se baseia em horários e sim nas horas excedentes a serem realizadas (por isso existe um limite). O limite é definido para diferenciar o que entra como primeiro fator (seja em Hora Extra ou em Banco de Horas) e o que passar desse tempo será automaticamente considerado como segundo fator. Esses fatores estão parametrizados no menu Configurações de Controle de Ponto.
O sistema vem preenchido esse campo de acordo com a CLT onde o limite é “02:00”. Dessa forma, se o colaborador fizer 5 horas extras, as duas primeiras entrarão no sistema com o primeiro fator e as demais três horas entrarão com o segundo fator.
Se na sua CCT, todas as horas extras semanais se enquadram no primeiro fator, você tem que sinalizar na coluna “23:59”. Se nos finais de semana, qualquer hora extra é considerado o segundo fator, a coluna tem que estar preenchida “00:00”.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.