Através deste artigo vamos demonstrar como é simples o processo para configurar e registrar a batida de ponto diretamente pelo WhatsApp!
Ativação
Para utilizar a extensão do registro de ponto por WhatsApp é necessária a ativação do recurso através do marketplace do sistema. Para isto basta:
Acessar o menu “Marketplace” ao lado esquerdo inferior da tela;
No campos das “Extensões” busque pela opção do WhatsApp e clique no campo “+Saiba mais”;
Ao final da tela, após serem apresentadas as informações a respeito da funcionalidade, serão demonstradas as informações quanto ao plano atual, limite de colaboradores e os valores de contratação. Para finalizar o processo basta clicar no botão “+Contratar”.
Configuração
Neste momento, será possível registrar o ponto pelo WhatsApp apenas se o colaborador estiver configurado para o Registro Simples em seu cadastro no Pontomais. O registro via WhatsApp não fornecerá localização e notificações de alerta sobre o registro de ponto.
Mesmo com o registro via WhatsApp habilitado será possível registrar via Aplicativo e Web (Site) pelo Registro Simples.
Para conferir esta informação basta acessar o menu Configurações ao lado esquerdo da tela e selecionar a opção colaboradores;
Poderá visualizar de duas maneiras, assim:
Ou assim:
Escolha o colaborador e clique no ícone ao lado direito da tela para editar;
Poderá visualizar de duas maneiras, assim:
Ou assim:
No canto esquerdo inferior da tela verá a opção 'Ativar registro de ponto por WhatsApp';
Ou o ícone estará no canto direito superior da tela conforme a imagem abaixo;
Clicando neste botão para ativação, deverá ser informado o celular do colaborador;
Poderá visualizar de duas maneiras, assim:
Ou assim:
Para finalizar o processo basta clicar no botão "Ativar" no canto direito inferior da tela.
Informações adicionais
- O celular informado não pode estar ativo para o registro de ponto pelo WhatsApp no cadastro de outro colaborador.
- A ativação não estará liberada caso o registro de ponto seja diferente de Registro Simples.
- Mudando o tipo de registro o colaborador não irá conseguir registrar o ponto pelo WhatsApp.
- Se o número já estiver informado no cadastro, como um telefone principal ou alternativo, irá trazer como sugestão.
Quando finalizar o processo de ativação no cadastro do colaborador e clicar em “Ativar”, o sistema emitirá este alerta;
Poderá visualizar de duas maneiras, assim:
Ou assim:
E o colaborador irá receber um SMS para confirmação;
Caso o colaborador não receba o link no SMS, o gestor poderá conferir o número do telefone e reenviar o SMS se for necessário e até mesmo inativar este tipo de registro.
Para isso basta acessar o cadastro do colaborador novamente e clicar no canto esquerdo inferior da tela no botão 'Registro de ponto por WhatsApp ativo.';
Poderá visualizar de duas maneiras, assim:
Ou o ícone estará no canto direito superior da tela conforme a imagem abaixo;
Realizar a conferência do número cadastrado e também reenviar o SMS de ativação se necessário;
Poderá visualizar de duas maneiras, assim:
Ou assim:
Após o envio para o número de telefone correto do colaborador, ao clicar no link enviado na mensagem SMS será direcionado para o WhatsApp;
Enviando a mensagem automática (Oi! Quero usar o Pontomais no WhatsApp!) ao contato em que foi direcionado, receberá as instruções do que poderá fazer;
Tendo o número confirmado o colaborador poderá registrar o ponto pelo WhatsApp.
Registro de Ponto
O colaborador poderá “conversar” para registrar o ponto, mandando a mensagem:
- Bater ponto
- Registrar ponto
- Ponto
- Bater
- Registrar
- Quero Registrar, etc.
São várias combinações que podem ser feitas, e a ação será confirmada com um feedback, por exemplo:
Se informar “Não”, vai perguntar o que deseja fazer, se digitar novamente Ponto, irá perguntar se deseja registrar Ponto, então, informando “Sim”, o ponto é registrado:
Se o colaborador estiver configurado para informar a localização, será solicitado para que envie a localização atual:
Caso a configuração do tipo de registro de ponto do colaborador seja alterada, ao tentar registrar um ponto o colaborador receberá um feedback;
Se por acaso a função for desabilitada pelo gestor, ao tentar registrar o ponto pelo WhatsApp o colaborador receberá um feedback:
Consulta de Jornada
O colaborador poderá consultar a sua jornada diária de até 3 meses retroativos, além dos registros, totais do dia, horas normais, faltantes, extras e banco de horas quando houver.
Se digitar apenas Jornada, será demonstrado o dia atual, em andamento;
Informando uma data anterior a 3 meses o sistema irá emitir uma mensagem de que não é possível realizar esta ação;
Caso seja uma data dentro do prazo, será apresentado os totais da data solicitada;
Consulta de Banco de Horas
O colaborador também poderá consultar o saldo do seu banco de horas.
Digitando apenas banco, receberá o saldo do dia;
Caso deseje saber o Banco de um dia retroativo basta usar digitar “Banco + a data desejada”. Como no exemplo abaixo;
Se for uma data anterior a 3 meses receberá um um alerta que não possível realizar esta ação.
E se for de uma data dentro do período de três meses o sistema apresentará o saldo solicitado.
Fácil não é? É a Pontomais, transformando histórias e trazendo inovação para o controle de ponto.
Desativar/cancelar o recurso
Para desativar a contratação do recurso basta acessar o menu Marketplace ao lado esquerdo da tela;
Na opção “Registro de ponto por WhatsApp” clique em “+Saiba mais”;
No canto direito inferior da tela clique na opção “Cancelar”;
Será emitida uma mensagem de alerta;
Digite a palavra “cancelar” no campo indicado e clique em confirmar, assim o recurso será desabilitado na plataforma.
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