O relatório de “Ocorrências” é utilizado como método de conferência inconsistências que podem ocorrer no ponto do colaborador.
Inconsistências.
Número errado de pontos:
Registros de pontos em número ímpar, onde o sistema não consegue calcular os totais de jornada ao colaborador. Comum em casos de esquecimento de batidas.
Número de pontos menor que o previsto:
Registros de pontos feitos pelo colaborador, mesmo que em número par, menor que o previsto em seu turno. Por exemplo, o colaborador registrou o ponto em um determinado dia as 08:00 e as 13:00, porém em seu turno é prevista a jornada 08:00-12:00-13:00-17:00, mesmo que os registros tenham sido em número par esta ocorrência será assinalada devido à jornada prevista no turno.
Possui pontos durante afastamento:
O colaborador possui registros de ponto efetuados durante um período lançado em sua jornada como se estivesse afastado ou de férias.
Como gerar o relatório de inconsistência?
Acesse o menu “Relatórios” ao lado esquerdo da tela;
Selecionar em “Tipo do relatório” a opção “Ocorrências”;
Informar os filtros quanto ao período, agrupamento e quem deseja visualizar no relatório;
Na opção de “Colunas” você pode escolher quais informações adicionais deseja inserir nas colunas de seu relatório;
Onde as opções são:
Ação pendente: Qual ação deve ser realizada no Pontomais para que tal ocorrência seja corrigida e não apareça mais neste relatório.
Cargo: Listará qual o atual cargo do colaborador.
Data: Se refere ao dia em que foi registrada a ocorrência.
Equipe: Atual equipe que o colaborador está alocado.
Gestores: Quem são os gestores responsáveis pela equipe do colaborador listado na ocorrência.
Horas Trabalhadas: Quantidade de horas trabalhadas pelo colaborador no dia da ocorrência. Em dias de pontos ímpares este total não é possível ser calculado.
Matrícula: Código da matrícula informada para o colaborador em seu cadastro.
Motivo: Ocorrência identificada no dia do colaborador.
Nome: Nome do colaborador que teve a ocorrência registrada.
PIS: Numeração de PIS informada dentro do cadastro do colaborador.
Turno: Atual turno em que o colaborador está inserido.
Além destas colunas do relatório é possível através do botão “Opções” incluir colaboradores que já estão inativos na base, que não registram ponto ou habilitar a demonstração das ocorrências de número de pontos menor que o previsto.
Após realizar todos os parâmetros, basta selecionar a opção “Gerar relatório” ao lado direito da tela para visualizar o relatório.
Por fim, o relatório será gerado de acordo com o que foi parametrizado:
Caso seja necessário também poderá baixar o relatório através do botão “Baixar” usando as opções: