No Pontomais temos 4 formas de controle de registro, esse controle é para que o cliente consiga definir onde o colaborador pode ou deve registrar o ponto, sendo elas:
- Restrição por aparelho (celular/tablet)
- Restrição por IP de rede (Wi-fi)
- Restrição por DNS
- Liberação via Allowlist
Nenhuma dessas restrições se aplica ao perfil de Administrador Master. Esse usuário precisa ter o acesso liberado sempre, de forma que possa ser a referência para ações de segurança e recuperação de acessos de outros cadastros da empresa.
Como realizar uma restrição por aparelho (celular/tablet)?
Acessar o menu “Configurações” ao lado esquerdo da tela e clicar na opção “Restrição de dispositivo”;
Na aba “Colaboradores” clique no nome do colaborador que deseja realizar a restrição;
Na lateral direita escolha qual dispositivo já utilizado pelo colaborador você deseja bloquear e clique no ícone ao lado direito da tela;
Essa opção é para restrição de aparelho, dessa forma o colaborador não conseguirá mais registrar pelo aparelho bloqueado, mas por outro aparelho o registro funciona normalmente.
Como realizar uma restrição por IP de rede (wifi)?
Acessar o menu “Configurações” ao lado esquerdo da tela e clicar na opção “Restrição de dispositivo”;
Clicar na aba endereço do IP;
Inserir uma descrição, o tipo de permissão que será realizado quanto a rede, a resolução via IP, a numeração do IP que poderá ser realizado o acesso e registro (incluir a mascara 32 ou 64), definir a quem será aplicado e clicar em salvar.
Nessa opção incluindo o IP fixo o colaborador só conseguirá acessar e registrar o ponto pelo Pontomais quando estiver conectado nessa rede de wifi. Essa opção é muito utilizada para que o colaborador só registre quando chegar na empresa, lembrando que se o IP não for fixo cada vez que ele mudar é necessário ajustar, pois o sistema ficará bloqueado para registro.
Como realizar uma restrição por DNS?
Acessar o menu Configurações ao lado esquerdo da tela e clicar na opção “Restrição de dispositivo”;
Clicar na aba endereço do IP;
Inserir uma descrição, o tipo de permissão que será realizado quanto a rede, a resolução via DNS, a numeração do DNS que poderá ser realizado o acesso e registro, definir a quem será aplicado e clicar em “Salvar”.
O DNS é um endereço que armazena números de IP (protocolo de internet), é uma forma de traduzir esses números de IP em domínios, então quando o tem vários IP’s muitas vezes sendo inviável o cadastro de todos eles, pode apenas cadastrar o seu domínio.
Exemplo: 191.175.183.21 (IP) se transforma em: “191.177@nomedaempresa.com.br” que é o domínio.
Como realizar a liberação por allowlist (dispositivos permitidos)?
Acessar o menu “Configurações” ao lado esquerdo da tela e clicar na opção “Restrição de dispositivo”;
Clicar na aba dispositivos;
Preencher a descrição para identificar o dispositivo futuramente, a numeração do UUID (explicado logo abaixo onde obter), definir a quem será aplicado e clicar em “Salvar”.
Esta configuração é feita através de um código identificador o UUID (Identificador único universal), o mesmo está disponível apenas para tablets e celulares, já que em computadores este código não é disponibilizado.
O UUID fica no aplicativo do Pontomais em: Configurações > Informações > UUID:
Está funcionalidade permite a liberação de aparelhos para registro, fazendo com que os colaboradores só consigam registrar no aparelho liberado.
Essa função restringe apenas o registro de ponto por outros aparelhos, mas a visualização do “meu ponto”, solicitações de ajuste, abono entre outros ficam disponíveis.