Nessa publicação você confere:
O que é?
O ajuste de ponto manual é uma opção valiosa que permite que os gestores realizem ajustes nos registros de ponto dos colaboradores sem depender de uma solicitação formal deles. Essa alternativa é especialmente útil quando é necessário efetuar ajustes imediatos ou quando o colaborador, por algum motivo, está impossibilitado de fazer a solicitação.
No geral, o ajuste de ponto manual oferece autonomia aos gestores para corrigir os registros de ponto, possibilitando respostas rápidas e alternativas às solicitações dos colaboradores em situações específicas, como urgências ou dificuldades do próprio colaborador para efetuar a solicitação.
Confira o tutorial em vídeo
Como fazer o ajuste de ponto manual?
- Acesse o Sistema Pontomais pela web.
- Clique no menu “Controle de ponto” localizado à esquerda.
- Encontre o colaborador que deseja verificar.
- Ao lado direito do dia que deseja analisar os registros, clique em “Ajustar ponto” (ícone do lápis).
- Clique em adicionar ponto para adicionar registros ou clique no “X” vermelho ao lado direito do registro que deseja excluir.
Como fazer o abono de ponto manual?
- Acesse o Sistema Pontomais pela web.
- Clique no menu “Controle de ponto” localizado à esquerda.
- Encontre o colaborador que deseja verificar.
- Ao lado direito do dia que deseja analisar os registros, clique em “Abono” (ícone do relógio).
- Preencha o formulário com as informações do abono e clique em “Salvar”.
Selecione na lista suspensa o motivo do abono. Esse motivo pode ser criado pela sua empresa no menu “Motivo de ajustes” e aparece em relatórios e espelho ponto.
Sim/Não. Selecione para indicar se é um atestado ou não.
Se sim, o sistema vai pedir informações do médico e anexo do atestado.
Adicione uma observação para essa ação.
Informe se o abono é para o dia todo, se deseja informar o período específico ou quer abonar considerando o tempo faltante.
Caso selecione “informar período”, é importante ter atenção para não incluir o abono no horário de registro de ponto.
Se o colaborador registrou o ponto às 15:00, o abono precisa ser lançado a partir das 15:01, por exemplo.
Como o colaborador pode solicitar ajustes e abonos do próprio ponto?
Os colaboradores podem solicitar ajustes para que os gestores analisem e aprovem. Se preferir que essas solicitações sejam aprovadas automaticamente, desde que atendam a requisitos específicos, confira como usar o assistente virtual.
Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelos canais de suporte pelo chat e e-mail, em meajuda@pontomais.com.br de segunda a sexta, das 09h às 18h.