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Pontos por exceção: aprenda a ativar e como usar a funcionalidade.

Nessa publicação você confere:

O que é?

O registro de ponto por exceção é uma abordagem em que o colaborador registra o ponto apenas quando a jornada de trabalho difere do horário regular estabelecido. Isso ocorre em casos como atrasos, saídas antecipadas ou ausências, evitando assim o registro diário de todas as entradas e saídas. Essa abordagem simplifica o processo, economiza tempo e reduz erros no registro de ponto.

Como ativar?

Passo 1: acesse o Sistema Pontomais pela web

Passo 2: no menu à esquerda, selecione a opção Configurações.

Passo 3: na sessão “Minha empresa” selecione o menu “Turnos”. 

Passo 4: no canto superior direito selecione “+ Novo turno” e marque a opção “Marcação por exceção”.

Como conferir se os registros de ponto são automáticos ou feitos pelo próprio colaborador?

Controle de ponto

No menu “Controle de ponto” os registros são exibidos com um lápis ao lado, para indicar que foram incluídos e não são originais do colaborador.

Passo 1: acesse o Sistema Pontomais pela web

Passo 2: clique no menu “Controle de ponto” localizado à esquerda.

Passo 3: encontre o colaborador que deseja verificar.

Passo 4: ao lado direito do dia que deseja analisar os registros, clique em “Ver todos os pontos do dia” (ícone em formato de olho).

Totais exibidos no menu "Controle de ponto".

Espelho ponto

No espelho ponto, o registro de ponto por exceção é representado por um “p” como expoente em cada registro.

O colaborador faltou, e agora?

Quando o colaborador falta é preciso remover os registros de pontos gerados automaticamente pelo sistema por meio de um ajuste de pontos (o próprio colaborador pode fazer a solicitação de ajustes).  

Como abonar um dia?

Quando for preciso abonar um dia (inteiro ou parcial), o primeiro passo será ajustar os pontos para remover os registros automáticos e, em seguida, realizar o abono.

O colaborador tem a possibilidade de solicitar o ajuste e o abono, mas é necessário que o gestor aprove o ajuste antes de prosseguir com a solicitação de abono

O colaborador registrou o ponto. E agora, o que acontece?

Assim que o colaborador registra o ponto, o sistema não gera mais marcações automáticas. Portanto, se o colaborador não tinha planejado chegar mais tarde, sair mais cedo ou fazer horas extras em um determinado dia e registrou o ponto para indicar essa situação, os pontos não registrados precisarão ser inseridos manualmente por meio de um ajuste de ponto.

Tem dúvidas e é gestor ou administrador do sistema? Estamos à disposição pelos canais de suporte pelo chat e e-mail, em  de segunda a sexta, das 09h às 18h.

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